Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Diário de Fort Worth - Ano 3 - Dia 12

Bom dia pessoal!

No penúltimo dia de aula na SCMS, duas disciplinas: compliance para recursos humanos pela manhã e colaboração e inovação à tarde.

Pela manhã, o que parecia que seria mais uma aula de normas e leis, se transformou numa grata surpresa: o mote de apresentação do speaker Mike Blalack (http://www.blalackandwilliams.com/) foi uma aula de dicas para as Credit Unions em relação a Recursos Humanos. Entre as dicas do escritório que representa mais de 200 Credit Unions nos Estados Unidos, eles citam a descrição da posição de trabalho, acompanhamento periódico dos colaboradores bem como registro formal de feedbacks, como fundamentais para a correta condução de um processo de desenvolvimento de pessoas.




À tarde, a aula foi com o Sr. Dave Peterson (http://www.gigmasters.com/Keynote-Speaker/David-L-Peterson), um speaker profissional. Como não podia deixar de ser, tivemos várias dinâmicas bem interessantes durante a tarde toda com jogos de estratégia praticados em grupos.

Entre os pontos de maior destaque:

a) por que inovar?: as Cooperativas devem pensar de uma forma inovadora. Em um dos slides (foto), ele defende que a agência virtual deve ser a maior agência da Cooperativa. O desenvolvimento de novos canais é fundamental; 

b) automação: é o tema que mais apareceu nas aulas que tivemos por aqui. Todas as Cooperativas devem pensar em automatizar cada vez mais os seus processos;

c) compartilhamento de espaços: uma alternativa para redução de custos, já praticada por alguns bancos nos Estados Unidos, é dividir o mesmo espaço físico com uma empresa de conveniência (no exemplo que  vimos, uma Starbucks). Imagine, dentro de uma agência bancária, uma cafeteria...

d) o dilema das agências físicas: segundo ele, as instituições financeiras em geral já começaram a sentir os impactos de ter uma agência física muito grande, o que geram custos muito altos. Os bancos agora precisam decidir entre fechar agências, diminuir seus tamanhos, tornar os processos internos mais simples, investir mais no "mobile". As Cooperativas precisam começar a treinar seus usuários a usar os canais eletrônicos;

e) Agência Apple: também ilustrou como as Cooperativas podem treinar os seus associados tornando parte da agência como se fosse um "espaço Apple", com tablets, smartphones e computadores com colaboradores incentivando os associados a serem treinados a usar os canais eletrônicos: "o Sr./Sra. já conhece o nosso aplicativo para smartphone? Gostaria de testá-lo? Vai levar só alguns minutos". Isso é inovação!

Bom pessoal, por hoje é só.

Amanhã, dia da graduação na 42ª Cerimônia da SCMS.

Até amanhã.






Nenhum comentário:

Postar um comentário