Translate

sábado, 12 de julho de 2014

Diário de Fort Worth - Ano 3 - Dia 1

Pessoal, como sabem, estou fazendo um Pós em Fort Worth, TX desde 2012. Esse é o terceiro ano, o ano da apresentação do trabalho final e da graduação.

Saí do Brasil na quarta-feira (10) com 13 graus em Porto Alegre e cheguei em Dallas ontem (11) com 38 graus. Uma grande diferença. Chegamos bem cedo em Dallas, eu e outro colega, Thiago Coutinho, alugamos um carro e partimos direto para Fort Worth, pois à tarde tínhamos o primeiro compromisso da viagem: visita a uma Credit Union na região.

Perto das 2:00PM, chegamos na Cooperativa, acompanhados da representante da Cornerstone League, que agendou a visita pra gente. Uma brasileira boa praça, Cristina Lau, que está aqui nos Estados Unidos há quase 20 anos.

Antes da agenda principal com o CEO da Unity One Credit Union, uma Cooperativa segmentada do ramo ferroviário, com quase 30 mil associados, fomos levados a conhecer o museu da BNSF (Burlington Northern Santa Fe Railway) que é uma empresa que hoje reúne mais de 400 empresas ferroviárias que existem ou já existiram no país. É como uma empresa resultado das uniões, fusões ocorridas nos últimos 160 anos de história das ferrovias nos Estados Unidos. É a segunda maior empresa ferroviária dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da Union Pacific. Em 2009, companhia gerida pelo investidor Warren Buffet comprou todas as ações da BNSF.

Entre tudo o que vimos na visita, seguramente posso citar a sala de monitoramento dos trens que percorrem o país o dia inteiro como o ponto mais legal.




Esse é o Network Operations Center, a área de monitoramento dos trens da Companhia. Funcionários monitoram nessa sala (o lugar mais seguro da região de Fort Worth) os 1500 trens que correm o país o dia inteiro, seja com mercadorias, seja com passageiros (o Amtrak). Há estações de trabalho com até 8 monitores, que fazem o acompanhamento diário de tudo o que podem imaginar, incluindo velocidade média dos trens, atrasos, etc… nesses telões gigantes.

Logo após a visita à BNSF, fomos até a Cooperativa para falar com o CEO. Fomos recebidos pelo Sr. Gary Williams, que nos explicou as estratégias da empresa para os próximos 3 anos. Destaque para  a elaboração do Planejamento Estratégico da Cooperativa, que foi baseado no livro do Brett King (Bank 2.0) - já citado aqui no Blog -, com o objetivo de aumentar os canais on line e reduzir esforços operacionais das agências. Conversamos quase 2 horas com o CEO, que nos explicou as 6 iniciativas estratégicas da Credit Union para os próximos anos. A automatização de processos é uma das prioridades para eles.

Na Cooperativa, além das excelentes informações colhidas durante a vista, gostei também da pipoqueira que eles têm logo na entrada da Cooperativa, para receber os associados. Daquelas de parque mesmo, bem tradicional.




Bom pessoal, por hoje é só. O sábado vai ser de preparação para a apresentação do trabalho final na próxima segunda-feira (14).

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário