Translate

domingo, 3 de maio de 2015

A vida "appzada"

Meus amigos já me perguntaram várias vezes por quê eu não escrevo com maior regularidade no blog. Aí eu invento uma história, digo que não é fácil escrever todos os dias e assim vai. Criatividade é tudo. Seja para escrever, seja para dar desculpas.

Até aí tudo bem, mas quem vai acreditar nisso se estou sem escrever há vários meses? Ninguém.

Tá bom, é preguiça mesmo. Melhor: é dificuldade de conciliar Facebook, Twitter, Coursera, MosaLíngua, Memrise, Elevate, LinkedIn, Spotify, Kindle (finalmente aprendi a ler em dispositivo eletrônico), apenas para citar alguns. Todos devidamente instalados em todos os devices que tenho à mão: smartphone, tablet, PC, iPod. Nunca se sabe quando vai precisar. A confusão é grande, confesso.

Já pensei em colocar um quadro na minha casa ou espalhar post-its com os horários definidos para dedicação, por dia, por semana, para cada um desses aplicativos. Para não exagerar em nenhum, sabe? Aí pensei que não podia ser tão analógico: um quadro na parede? Vê se pode. Fui procurar... um app. Me deparo com o Timeful, que poderia me avisar quando iniciar cada um desses aplicativos em um tempo que eu determinaria. Outro problema: qual o tempo adequado para cada um deles? Eu precisava organizar o tempo e fui procurar. Encontrei a "técnica pomodoro" que, na falta do tomate de cozinha no formato tradicional, um app facinho de mexer faz muito bem o trabalho e é muito eficiente.

Há app para tudo: comprar, vender, emprestar, se comunicar, controlar, se controlar (finanças pessoas), organizar, encontrar, se perder, conhecer, namorar.

Não há como ignorar. A vida "appzada" está deixando as pessoas mais ágeis, mais dinâmicas. Tudo converge, tudo anda mais rápido. Aprender um idioma (qualquer idioma) é mais fácil agora: com menos de um dólar é possível aprender inglês, francês, alemão e até sueco (um dólar para cada idioma, claro). Com mais dois dólares, é possível saber para onde está indo o avião que está passando sobre a sua cabeça agora, qual a velocidade, altitude e a companhia aérea. Nem escutar rádio você precisa mais para saber quem canta a sua música favorita: o Shazam faz isso, já informa o intérprete, o álbum e quanto custa. E tem um botão, claro, que te leva direto para a loja virtual. Clicou, comprou. Em 3 minutos você já pode ouvir. É uma infinidade de aplicativos, para uma infinidade de objetivos. Tudo ao alcance da sua mão e do seu smartphone.

Organizar o seu tempo para usar tudo o que está disponível, ao menos para contar para seus amigos que você conhece o app mais comentado do momento, aí é um outro problema. 

Talvez você precise mesmo é de um app para isso também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário