Semanas atrás, tive que providenciar às pressas um visto para viagem ao exterior. Eu não tinha muito tempo. Eram exatos 10 dias corridos entre a entrevista e a viagem (contando um Feriado Nacional) e nada, abosolutamente nada, poderia sair errado nesse período, que pudesse inviabilizar a viagem.
Será que o Visto será liberado a tempo? Será que os Correios não farão greve? Será que a economia global vai se comportar satisfatoriamente, a fim de não prejudicar qualquer andamento da liberação do visto? Bom, tudo isso estava fora do meu controle, claro. O máximo que eu tinha que fazer era ir até lá, explicar os motivos da viagem para obter a liberação e aguardar.
Chego em casa depois de um dia terrível. Agora sequer embarcar eu podia (para lugar algum!), pois o meu passaporte estava na mão de estrangeiros. Tensão total. Como disse, nada podia dar errado.
Comecei a eliminar as minhas preocupações: a) greve dos Correios? Não, isso não vai acontecer, pois já ocorreu greve nesse ano; b) crise global? Ah, por favor, não é possível que isso vai acontecer agora e, pior, (fala sério!) não tem nada a ver com a liberação de um simples visto de viagem; c) será que vão liberar meu visto a tempo de postar nos Correios? Ah bom, agora sim, esse pode complicar.
Pesquiso daqui e dali (não que fizesse alguma diferença), pois eu queria encontrar algo que pudesse pôr fim à tensão da espera. Encontrei no endereço eletrônico da Embaixada em questão, de que o visto normalmente é liberado a tempo de que o não-imigrante consiga cumprir seu calendário de viagem e compromissos no país. Já me ajudou bastante, mas não era suficiente.
Mexo, mexo, mexo e, inesperadamente, vejo um ícone informando "Certificação ISO 9001". Mas como é que é? Eles têm ISO 9001 para controlar os processos de aprovação e envio dos Vistos? Bom, daqui prá frente comecei a me preocupar um pouco menos, já que as chances de eles perderem meu passaporte, terem errado na entrevista, colocarem em envelope errado (sim, eu pensei nisso), eram praticamente inexistentes. Comecei a me acalmar...
Esse dia era uma terça-feira. Recebi o passaporte, com o Visto na sexta-feira seguinte. Mais tarde, teria visto no rastreamento dos Correios, que o passaporte foi liberado na quarta-feira e entrou na rede dos Correios na quinta. Os Correios também não perderam meu passaporte, nenhuma carga foi roubada, nenhum malote foi extraviado. Tudo é processo!
Prova de que processos bem estruturados fazem a diferença sim! Mérito da Embaixada. Mérito dos Correios. E quem ganha com isso? Sempre o cliente, que aguarda pela entrega de um produto ou serviço, como eu que aguardei a devolução do meu passaporte a tempo de viajar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário