COPA DO MUNDO DE CLUBES?
É possível?
Como diria Steven Johnson em relação ao palpite lento (De onde vêm as boas ideias, 2012), uma boa ideia leva 2, 3, 10 anos para se tornar alguma coisa pronta, que pare em pé. Pois bem, resolvi publicar hoje um palpite que eventualmente, dentro de 5, 10 anos, pode tornar um evento de sucesso, rentável e, quem sabe, mais popular que a própria Copa do Mundo de seleções.
Na verdade, é um esboço do que venho pensando há muito tempo, mas só agora consegui e estruturar melhor e publicar.
Imagine a Copa do Mundo. 32 seleções. 32 países brigando por uma taça e um lugar na história. Um evento que se repete a cada 4 anos. Espera, preparação, mais espera. Expectativa. Eliminatórias, nomes das sedes, investimentos, até nome da bola!
Agora imagine tudo isso, mas não com países. Mas sim, 32 clubes do mundo, reunidos por 28 dias, num país sede, brigando pela taça da Copa do Mundo de Clubes. Esqueçam os mundiais tradicionais já conhecidos, do passado e atuais, embora pudesse contar para o ranking de classificação. Agora imagine tudo isso, empacotado numa Copa do Mundo de Clubes. No mesmo formato da Copa do Mundo: fase de grupos, oitavas, quartas, semi-finais e a grande final. Teria sim, também, nome para a bola do mundial.
Uma diferença seria que, em função do apertado calendário anual dos clubes, não haveria fase de eliminatórias. Nesse caso, poderiam (claro, poderiam haver outros critérios) ser considerados os rankings das Confederações dos continentes:
UEFA (Europa)
CONMEBOL (Améria do Sul)
CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe)
AFC (Ásia)
CAF (África)
OFC (Oceania)
Os clubes brigariam durante 4 anos para conseguir uma posição no ranking das suas Confederações e, assim, garantir um lugar na Copa do Mundo, que poderia ocorrer sempre no ano anterior à Copa de Seleções. O número de vagas poderia ser o mesmo da Copa do Mundo de Seleções e seriam distribuídas vagas de acordo com os mesmos critérios:
UEFA: 13 vagas
CONMEBOL: 4 + 1 repescagem
CONCACAF: 3 vagas + 1 repescagem
AFC: 4 vagas + 1 repescagem
CAF: 5 vagas
OFC: 1 repescagem
Agora a melhor parte: quais seriam os times que fariam parte da Copa do Mundo de Clubes de 2013, no Brasil, considerando os atuais rankings das Federações?
Os clubes classificados seriam os seguintes:
A Copa do Mundo de Clubes poderia ser realizada sempre no ano anterior ao ano da Copa do Mundo de Seleções. É o ano da Copa das Confederações que tem o objetivo de testar os estádios da Copa, o trânsito, os aeroportos, vender patrocínios, preparar a casa para o principal campeonato de futebol do calendário. Patrocínios não faltariam.
Quem sabe, um dia, seja possível ver num mesmo campeonato, clubes de todos os continentes reunidos durante um mês inteiro disputando, em 64 jogos, o maior título da sua história.
A brincadeira poderia ter ido mais longe: eu poderia ter simulado o sorteio dos grupos e, por exemplo, poderia ter chegado no "grupo da morte", com Barcelona, Chelsea, Santos e América do México. Ou, no lugar o Santos, o Internacional de Porto Alegre. Ou, quem sabe, nas oitavas, o Internacional pudesse fazer o segundo jogo da história com o Mazembe. Ou quem sabe, nas quartas-de-final. Sim, tem como simular as mais diversas combinações e fazer prognósticos. Divertido, no mínimo.
Faltaria um título no currículo dos clubes do mundo inteiro. E uma vez conquistado títulos menores (se dá para chamar a Uefa e Libertadores como "menores"), para ser campeão de tudo haveria uma chance a cada 4 anos.
Começaria tudo de novo. Copa Toyota ou Mundial Fifa, não valeriam mais nada. Ou, quem sabe, a mesma coisa...
Bá, esse campeonato seria muito show, imagina. Daí sim teríamos um campeão do mundo de fato, bem diferente do que é o mundial interclubes de hoje. Muito legal
ResponderExcluir